segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dia alternativo

No passado dia 21 de Fevereiro, o grupo foi à federação portuguesa de desporto adaptado - FPDD com o objectivo de decidir os desportos a trazer a escola, para a realização do "dia alternativo" que irá decorrer no dia 7 de Abril durante o período da manha no pavilhão desportivo da ESSA.
Ficando decidido que este dia ira contar com 3 modalidades: O volei sentado, futebol para cegos e o slalon.
Nos próximos dias, o grupo irá expor os cartazes de modo a premover o dia, onde irão participar os alunos das turmas do 12ºano. Aqui fica uma foto do grupo ao pé da federação :)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um pouco da história do desporto adaptado...


Ludwing Guttman, Judeu, neurocirurgião, de origem Alemã, emigrou para Inglaterra em 14 de Março de 1939, após os acontecimentos da Kristallnacht, a 9 de Novembro de 1938. Na sua “fuga”para Inglaterra é de referir o papel de Salazar que o convida a vir a Portugal para examinar um doente com um tumor na medula.
Em 1944, já no Hospital de Stoke Mandeville e por sugestão do governo Britânico, Sir Ludwing Guttmann criou a primeira organização mundial para a reabilitação de pacientes com lesões na espinal medula.
A testar o sucesso da sua teoria, refira-se que antes a taxa de mortalidade entre estes paciente se situava nos 80%, para passar a partir de 1944 para 80% de casos com sucesso. Uma das novidades foi a adopção do desporto como parte integrante dos processos de reabilitação dos pacientes atingidos por esta deficiência, de maneira a torná-los activos e com melhor qualidade de vida.
 Deste modo, e quando em 1952, se realizam os primeiros jogos internacionais, foi a verdadeira força por detrás do movimento desportivo paralimpico que então despontou, a tal ponto que o Papa João XXIII, aquando dos jogos olímpicos de Roma, em 1960, o comparou a Pierre de Coubertin.[1]
   A história do movimento paralimpico remonta ao pós-guerra na Europa. A génese está relacionada com um lugar e uma pessoa, Hospital de Stoke Mandeville, nos arredores de Londres; e a Ludwig Guttmann, o neurocirurgião que, na Primavera de 1939, começou a trabalhar em Stoke Mandeville.
O êxito desta filosofia levou-o a organizar os primeiros jogos de Stoke Mandeville, em Julho de 1948, com duas equipas - a do hospital de Stoke Mandeville e a outra do lar «Star and Garter» para ex-soldados com deficiência. Neles participaram 16 concorrentes em cadeira de rodas no concurso de tiro com arco. (Simbólico é o facto desta competição ter sido realizada no dia em que se inauguraram os jogos Olímpicos em Londres – os primeiros do pós-guerra.)
Guttmann, que tinha o dom de espalhar entusiasmo entre o seu pessoal e os pacientes, garantia deste modo o seu apoio no desenvolvimento do movimento desportivo, traduzindo-se essa cooperação na integração das actividades desportivas noutros hospitais, cujas equipas reunião anualmente em Stoke Mandeville para participarem nos jogos. Gradualmente, novas modalidades foram sendo introduzidas: atletismo, esgrima, snooker, ténis de mesa e basquetebol, que viria a substituir o netball[2] e a natação.
O êxito dos resultados obtidos em Stoke Mandeville, ultrapassou a fronteira a ponto de, em 1952, quatro veteranos de guerra Holandeses paraplégicos atravessaram o mar do Norte e participaram nos primeiros jogos Internacionais de Stoke Mandeville. A partir dai, surge a aspiração de criar um movimento, o “Paraplegic Sports Endowment Fund”, que se equiparasse ao movimento Olímpico, tal como era desejo de Guttmann.

[1] Considerado o pai dos modernos jogos olimpicos
[2] É um desporto de bola jogado entre duas equipas de sete jogadores. Este assemelha-se ao basketball. Netball é popular entre países de expressão inglesa e é frequentemente jogado por mulheres. 

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Clube Desportivo - "Os Trovões"

Na passada sexta-feira, dia 28 o grupo deslocou-se ao pavilhão desportivo de Santo António conforme previsto de modo a assistir a um treino de basquetebol por parte do clube local, “Os Trovões”, e ainda a recolha de alguns depoimentos tanto por parte de jogadores como de treinadores. Esta iniciativa do grupo realizou-se sem qualquer imprevisto e agora iremos começar a tratar os dados que nos foram fornecidos por parte dos entrevistados.

Foto de Grupo

Participação na acção de sensibilização ''Acessibilidades no Desporto"

O grupo no passado dia vinte e nove de Novembro de dois mil e dez participou numa acção de sensibilização, no qual o tema era "Acessibilidades no Desporto". A presença nesta formação além de nos ter possibilitado mais informação ao nosso dispor para o projecto do primeiro período, permitiu-nos também estabelecer contactos com grupos desportivos de diferentes modalidades do desporto adaptado para mais tarde começarmos o trabalho de campo e termos acesso ao treinos.
 Deixamos aqui o certificado de participação de uma dos elementos do grupo.