sábado, 18 de junho de 2011

Fim

E pronto chegámos ao fim do nosso projecto, com imensas coisas aprendidas, muitas conclusões, uma maior sensibilidade para estes assuntos.
Esperemos que tenham gostado do que viram no nosso blog e que tenham conseguido aprender tanto como nós.

Até à próxima e esperemos que o desporto adaptado cresça muito mais e que tenha uma maior visibilidade :)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia da apresentação final

Hoje é o dia da grande apresentação do nosso projecto aos pais e se possível a presença de alguns dos nossos parceiros, na sociedade cooperativa do Barreiro pelas 19horas.
Esperamos que corra bem, e voltaremos a dar noticias

Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes em parceria com heróis do desporto

Como resultado do torneio de desporto adaptado, aqui fica o link onde a federação publicou a nossa iniciativa: http://www.fpdd.org/main.php?action=news&news_ID=243

Exposição

Como sabem, a nossa exposição esteve no polivalente da escola de 16 de Maio a 23 de Maio. No passado dia 23 de Maio o grupo transportou a exposição para a sede de um clube desportivo do Barreiro. 
A nossa exposição é composta por uma breve historia de apresentação, referencia a algumas modalidades, fotos e inquéritos sobre o torneio realizado no passado dia 7 de Abril assim como se encontram também disponíveis panfletos com contactos e apoios à pratica de desporto adaptado.








segunda-feira, 4 de abril de 2011

O dia D está a chegar!

O grupo tem andado muito atarefado a planear o Torneio de Desporto Adaptado, que se irá realizar já dia 7 de Abril, quinta-feira, das 9h às 13h, para que nada falhe e seja uma manha muito bem passada para todos os que irão participar e também assistir. Já temos o calendário dos jogos, que podem consultar mais a baixo, as medalhas, os diplomas e todo o material necessario para que corra tudo bem. Esperemos que participem e que se divirtam!

domingo, 27 de março de 2011

Futebol de 5 para cegos

Qualquer pessoa que tenha tentado jogar futebol saberá que não é tão fácil como os profissionais o fazem parecer. Se juntar a isto o facto de os jogadores não poderem ver a bola, os seus oponentes ou a baliza, obterá um jogo deveras complexo. O Futebol de 5 está aberto a atletas invisuais ou com visão parcial, havendo a possibilidade de utilizar um atleta normovisual na posição de guarda-redes. Existem cinco jogadores por equipa e cada jogo tem a duração de 50 minutos. As regras são as mesmas do futebol olímpico com algumas modificações; a bola produz um som através de um dispositivo electrónico que tem no interior; os guarda-redes poderão orientar os jogadores da sua equipa na área de baliza, o treinador orienta os jogadores na zona de meio-campo e finalmente o guia, posicionado atrás da baliza adversária orienta os jogadores na zona de ataque. Os jogadores deverão usar tapões oculares debaixo das viseiras opacas. Cada equipa conta com cinco jogadores incluindo o guarda-redes.. Este desporto é regulado pela Football Subcommittee of the International Blind Sports Federation (IBSA) com base em regras modificadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). É praticado por atletas em 21 países. O Futebol de 5 estreou-se nos Jogos Paralímpicos de ATENAS 2004.

Os preparativos continuam...

Olá pessoal!
Na ultima semana continuamos os preparativos do torneio, estando tudo a encaminhar-se visto que os alunos têm se mostrado muito interessados e desta forma o numero de equipas tem estado sempre a aumentar. A nossa ideia inicial seria abrir o torneio só ao 12º ano mas devido a só se estar a inscrever uma equipa por turma decidimos abrir o torneio a toda a comunidade escolar, até já temos uma equipa de professores.
Esta semana vamos continuar super empenhados no nosso torneio :)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Preparativos para o dia das actividades

Olá!

Esta tarde na aula de projecto o grupo esteve a redigir uma carta que foi entregue no conselho directivo,  sobre a possibilidade de fornecer um menu de pequeno almoço aos elementos da federação que estarão presentes no dia 7 de Abril para ajudar na realização das actividades de desporto adaptado, abordava ainda a justificação de faltas que será necessária para os alunos participantes nas actividades.

Após a realização da carta foram impressas as inscrições para as actividades que serão distribuídas pelas turmas que se pretendam inscrever.
Por último as rifas para angariação de fundos já foram compradas e iremos começar a vende-las se possível ainda esta semana.

Boa semana para todos! ;)


Os Heróis do Desporto



quarta-feira, 16 de março de 2011

Voleibol Sentado

O Voleibol sentado exige um bom trabalho de equipa, perícia, estratégia e determinação. O objectivo de cada equipa é passar a bola por cima da rede, fazendo com que a mesma toque no chão do lado da equipa adversária. Podem participar atletas do sexo masculino e feminino com deficiência motora, tendo de satisfazer os requisitos aplicáveis ao grau mínimo de incapacidade. As equipas consistem de classes mistas em provas masculinas e femininas, havendo seis jogadores em campo de cada vez. A pélvis dos atletas tem de estar permanentemente assente no chão e é permitida a placagem de serviço.

O campo tem dimensões mais pequenas (10x6 metros) e a rede está colocada a uma altura mais baixa. Devido ao facto de o Voleibol sentado ser jogado num campo mais pequeno e com uma rede mais baixa, o jogo tem um ritmo consideravelmente mais rápido do que o voleibol jogado de pé. O Voleibol (de pé) tornou-se uma modalidade paralímpica em 1976 (e foi retirado em 2000), enquanto que a modalidade sentada foi introduzida nos Jogos Paralímpicos de Arnhem em 1980. O voleibol é regulado pela World Organization for Volleyball for the Disabled (WOVD). Actualmente, este desporto é praticado por atletas de 21 países.



quarta-feira, 9 de março de 2011

Preparativos para o dia alternativo

Os cartazes referentes ao dia alternativo já foram afixados nos placares do polivalente. O grupo está com uma elevada expectativa quanto ao sucesso deste dia.
As incrições já estão abertas e esperemos proporcionar a todos uma nova experiência, ficamos à tua espera!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dia alternativo

No passado dia 21 de Fevereiro, o grupo foi à federação portuguesa de desporto adaptado - FPDD com o objectivo de decidir os desportos a trazer a escola, para a realização do "dia alternativo" que irá decorrer no dia 7 de Abril durante o período da manha no pavilhão desportivo da ESSA.
Ficando decidido que este dia ira contar com 3 modalidades: O volei sentado, futebol para cegos e o slalon.
Nos próximos dias, o grupo irá expor os cartazes de modo a premover o dia, onde irão participar os alunos das turmas do 12ºano. Aqui fica uma foto do grupo ao pé da federação :)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um pouco da história do desporto adaptado...


Ludwing Guttman, Judeu, neurocirurgião, de origem Alemã, emigrou para Inglaterra em 14 de Março de 1939, após os acontecimentos da Kristallnacht, a 9 de Novembro de 1938. Na sua “fuga”para Inglaterra é de referir o papel de Salazar que o convida a vir a Portugal para examinar um doente com um tumor na medula.
Em 1944, já no Hospital de Stoke Mandeville e por sugestão do governo Britânico, Sir Ludwing Guttmann criou a primeira organização mundial para a reabilitação de pacientes com lesões na espinal medula.
A testar o sucesso da sua teoria, refira-se que antes a taxa de mortalidade entre estes paciente se situava nos 80%, para passar a partir de 1944 para 80% de casos com sucesso. Uma das novidades foi a adopção do desporto como parte integrante dos processos de reabilitação dos pacientes atingidos por esta deficiência, de maneira a torná-los activos e com melhor qualidade de vida.
 Deste modo, e quando em 1952, se realizam os primeiros jogos internacionais, foi a verdadeira força por detrás do movimento desportivo paralimpico que então despontou, a tal ponto que o Papa João XXIII, aquando dos jogos olímpicos de Roma, em 1960, o comparou a Pierre de Coubertin.[1]
   A história do movimento paralimpico remonta ao pós-guerra na Europa. A génese está relacionada com um lugar e uma pessoa, Hospital de Stoke Mandeville, nos arredores de Londres; e a Ludwig Guttmann, o neurocirurgião que, na Primavera de 1939, começou a trabalhar em Stoke Mandeville.
O êxito desta filosofia levou-o a organizar os primeiros jogos de Stoke Mandeville, em Julho de 1948, com duas equipas - a do hospital de Stoke Mandeville e a outra do lar «Star and Garter» para ex-soldados com deficiência. Neles participaram 16 concorrentes em cadeira de rodas no concurso de tiro com arco. (Simbólico é o facto desta competição ter sido realizada no dia em que se inauguraram os jogos Olímpicos em Londres – os primeiros do pós-guerra.)
Guttmann, que tinha o dom de espalhar entusiasmo entre o seu pessoal e os pacientes, garantia deste modo o seu apoio no desenvolvimento do movimento desportivo, traduzindo-se essa cooperação na integração das actividades desportivas noutros hospitais, cujas equipas reunião anualmente em Stoke Mandeville para participarem nos jogos. Gradualmente, novas modalidades foram sendo introduzidas: atletismo, esgrima, snooker, ténis de mesa e basquetebol, que viria a substituir o netball[2] e a natação.
O êxito dos resultados obtidos em Stoke Mandeville, ultrapassou a fronteira a ponto de, em 1952, quatro veteranos de guerra Holandeses paraplégicos atravessaram o mar do Norte e participaram nos primeiros jogos Internacionais de Stoke Mandeville. A partir dai, surge a aspiração de criar um movimento, o “Paraplegic Sports Endowment Fund”, que se equiparasse ao movimento Olímpico, tal como era desejo de Guttmann.

[1] Considerado o pai dos modernos jogos olimpicos
[2] É um desporto de bola jogado entre duas equipas de sete jogadores. Este assemelha-se ao basketball. Netball é popular entre países de expressão inglesa e é frequentemente jogado por mulheres. 

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Clube Desportivo - "Os Trovões"

Na passada sexta-feira, dia 28 o grupo deslocou-se ao pavilhão desportivo de Santo António conforme previsto de modo a assistir a um treino de basquetebol por parte do clube local, “Os Trovões”, e ainda a recolha de alguns depoimentos tanto por parte de jogadores como de treinadores. Esta iniciativa do grupo realizou-se sem qualquer imprevisto e agora iremos começar a tratar os dados que nos foram fornecidos por parte dos entrevistados.

Foto de Grupo

Participação na acção de sensibilização ''Acessibilidades no Desporto"

O grupo no passado dia vinte e nove de Novembro de dois mil e dez participou numa acção de sensibilização, no qual o tema era "Acessibilidades no Desporto". A presença nesta formação além de nos ter possibilitado mais informação ao nosso dispor para o projecto do primeiro período, permitiu-nos também estabelecer contactos com grupos desportivos de diferentes modalidades do desporto adaptado para mais tarde começarmos o trabalho de campo e termos acesso ao treinos.
 Deixamos aqui o certificado de participação de uma dos elementos do grupo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dia Desportivo??

Bom dia
Continuamos á espera de respostas para irmos em frente com o dia desportivo. E estamos a finalizar as entrevistas para amanhã irmos assistir a um treino.

Até á próxima ;)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Basquete em Cadeira de Rodas.

O Basquetebol em cadeira de rodas é uma das mais populares modalidades dos Jogos Paralímpicos. Destina-se a atletas com deficiências físico-motoras que os impedem de jogarem em pé. Esta vertente do Basquetebol está aberta a atletas com deficiências motoras(Tetra/paraplégicos, Amputados e “Les Autres” e é jogado por duas equipas com 5 jogadores cada. O objectivo de cada equipa é encestar no cesto da equipa adversária e impedir a outra equipa de ganhar o controlo da bola ou pontuar. O Basquetebol em cadeira de rodas foi introduzido no programa dos Jogos Paralímpicos de Roma em 1960. A International Wheelchair Basketball Federation (IWBF) é o órgão regulador único do Basquetebol em cadeira de rodas, sendo esta modalidade praticada actualmente por atletas de 77 países.

Esta vertente do Basquetebol está aberta a atletas com deficiências motoras(Tetra/paraplégicos), Amputados e “Les Autres”.
À excepção da adaptação de algumas regras da FIBA (ex. passos e violação), o jogo decorre de acordo com o normativo da Federação Internacional de Basquetebol.



O Regresso!

Olá a todos!
As aulas já começaram há duas semanas, mas ainda não nos tinha sido possível criar um novo post de abertura do 2º período.
Como todos sabem este segundo período é de trabalho de campo, pelo que o nosso já vai bem encaminhado.
Já temos programado uma ida ao pavilhão municipal da cidade de sol com o intuito de assistir a um treino de basquete em cadeira de rodas onde iremos recolher toda a informação através de entrevistas a atletas, treinadores e caso haja especialistas de saúde.   
Além disso, já estabelecemos contactos com outras entidades ligadas a outro tipo de desporto adaptado como remo, boccia e asa delta.
Beijinhos, e até breve J